Pular para o conteúdo principal

como surgiu o Rock and Roll?


Na última metade do século XX, a tríade sexo, drogas e rock´n´roll se transformou no estilo de vida da juventude. Este estilo musical nasceu da fusão do rhythm´&´blues dos negros e do country & western dos brancos caipiras na década de 50. Desde então, o rock´n´roll passou por transformações até se tornar a base de quase toda a música popular contemporânea. O rock´n´roll foi a plataforma para a fama e a riqueza rápida para muitos artistas talentosos.

As drogas, a começar pelo álcool, serviram como um refúgio e fuga para muitos destes artistas e músicos dominados pela fama e pelo estilo de vida rápido dos shows musicais. O sexo foi quase um fluxo natural dos ambientes carregados pelo assédio e cobiça de jovens fãs que fariam qualquer coisa para se aproximar de seus ídolos.

A canção Money For Nothing de Dire Straits, fala dessa realidade: “É assim que faz – Você toca guitarra na MTV – Ganha dinheiro sem fazer esforço – E garotas de graça”.
O que esta canção não revela são as conseqüências deste estilo de vida. Janis Joplin, Jimmy Hendrix, Jim Morrison, Elvis Presley, Fred Mercury, Elis Regina e Cazuza, representam algumas das inúmeras mortes de ídolos musicais por overdose de drogas e doenças sexualmente transmitidas como a AIDS.

Mas ainda assim a música popular continua apregoando um estilo de vida onde sexo e drogas são adornos naturais. No Brasil atualmente, a música dos grupos baianos, funk, e até samba, estão tão carregadas de insinuações sexuais que deveria fazer as pessoas corarem de vergonha. Deveria mas não faz. Por que? Talvez porque nossa sociedade tenha perdido a vergonha. Grupos musicais defendem o uso da maconha com o pressuposto de que é uma erva natural. Esquecem-se de que nem tudo que é natural é benéfico para a saúde. Há muitos venenos naturais por ai.

Qual deve ser a postura cristã diante desse quadro? Será que devemos condenar todo estilo musical por causa do que está sendo comunicado através do mesmo? Claro que não! Se assim fosse, nós cristãos deveríamos viver num deserto cultural. Sabe por que? Porque hoje já não é mais sexo, drogas e rock´n´roll, mas sim sexo, drogas, rock´n´roll, rap, pagode, axé, música lenta, forró, e até música clássica.



O que fazer então? Temos que parar imediatamente de entregar ao diabo tudo que ele diz que é dele. Tudo é de Deus, e do diabo é só aquilo que entregamos a ele. Como cristãos, precisamos aprender a arte de redimir elementos da cultura como a música e utilizá-los para comunicar as verdades eternas do evangelho de Cristo.

Engraçado que muitos pastores condenam o rock´n´roll como forma de adorar a Deus, mas não condenam o uso da gravata, que foi projetada por um homossexual que criou sua invenção querendo que se parecesse com o órgão sexual masculino
. Creio que os cristãos também não devem ouvir, por razão nenhuma, músicas cuja letra, melodia e propósitos não glorifiquem a Deus em nada, mas certamente não colocamos os estilos musicais no lixo por causa disso, caso contrário, teríamos que cantar só ritmos de Marte.

Precisamos aprender com Lutero. Durante a Reforma na Alemanha, Lutero utilizou ritmos populares de sua época para comunicar sua mensagem através dos 36 hinos que escreveu. O poder de comunicação das músicas de Lutero foi tão grande na propagação da Reforma Protestante que até mesmo seus inimigos tiveram que reconhecer seu impacto. O padre jesuíta Adam Conzenius lamentou dizendo: “Os hinos de Lutero destruíram mais almas que seus ensinamentos ou mensagens”. Vale salientar que os católicos pensavam que Lutero estava destruindo as almas, quando ele, na verdade, estava conduzindo-as à salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Será que devemos nos isolar no mundo para que nossa vida, mensagem e música sejam relevantes e produzam o máximo de impacto na vida das pessoas? Definitivamente não!
Para produzir efeito, o sal deve estar em contato com o alimento. Sal no saleiro, não produz seu efeito. Da mesma forma, o apóstolo Paulo diz: “Sejam filhos de Deus, sem culpas, vivendo num mundo de gente pecadora e perdida. No meio dessa gente, vocês devem brilhar como as estrelas do céu, entregando a eles a mensagem de vida.” (Fil. 2:15 e 16).

Precisamos ter clareza em nossa mensagem ao comunicá-la através de todos os meios de comunicação possíveis. E, como já vimos, a música é um tremendo meio de comunicação que, lamentavelmente, tem sido utilizado para comunicar a morte, a destruição, e a separação completa do homem de Deus e de seu próximo.
Cabe a você e a mim como cristãos mudar este quadro. Vamos arregaçar as mangas e ser instrumentos de Deus para uma revolução espiritual e cultural que irá alterar os rumos da nossa história. À luz de tudo isso, o rock´n´roll deixa de ser o som demonizado do inferno e passa a ser mais um instrumento para expansão do reino de Deus na terra, mais um servo de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor, é pecado se tatuar?

Pastor, é pecado se tatuar? Existem cristãos que defendem que sim e que não. Os que dizem que é pecado se tatuar, baseiam-se no texto bíblico de Levítico 19:28 para comprovar seu argumento. Lá diz: "Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor."Os contrários à tatuagem simplesmente dizem que a bíblia deve ser obedecida e que a tatuagem é um modismo pecaminoso e contrário à vontade de Deus. Eles também lembram que no passado as pessoas se tatuavam para se proteger dos males do mundo espiritual e para se identificar com algum deus ou entidade. Já os cristãos que defendem a tatuagem, também usam Levítico 19 para provar que estão certos. Eles dizem que os versos anteriores ao verso 28, também trazem uma série de mandamentos divinos que não são mais obedecidos hoje simplesmente porque eram apenas para aquela época. O argumento usado é de que o livro de Levítico contém uma série de leis que visavam manter os filhos de Israel saudáveis

Pode um cristão assistir a filmes de Terror??

Podemos assistir a filmes de Terror?? Regularmente, os grandes estúdios de Hollywood anunciam uma nova mega produção cinematográfica, especialmente dedicada ao terror. Os roteiros são diversificados, abordam histórias de zumbis, maldições milenares, fantasmas, conversas com os mortos e, não raramente, disputas com demônios ou o próprio Satanás. Curiosamente, esse tipo de “entretenimento” chama bastante a atenção dos jovens, principalmente nos Estados Unidos. A lista de grandes sucessos não é pequena e inclui grandes campeões de bilheteria, como “O Sexto Sentido”, “Estigmata”, “O bebê de Rosemary”, “Profecia”, “Fim dos Tempos” e o mais cultuado de todos “O Exorcista”, que chegou a ganhar uma reedição em 2000, sendo o único longa do gênero a ganhar duas estatuetas do Oscar. Na edição de setembro da revista norte-americana Campus Life’s Ignite Your Fate, dedicada ao público jovem, o evangelista Mark Matlock, fundador do Ministério Wisdom Work (planetwisdom.com), que também é dedicado aos