Pular para o conteúdo principal

Pastor, é pecado se tatuar?



Pastor, é pecado se tatuar?


Existem cristãos que defendem que sim e que não. Os que dizem que é pecado se tatuar, baseiam-se no texto bíblico de Levítico 19:28 para comprovar seu argumento. Lá diz: "Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos.


Eu sou o Senhor."Os contrários à tatuagem simplesmente dizem que a bíblia deve ser obedecida e que a tatuagem é um modismo pecaminoso e contrário à vontade de Deus. Eles também lembram que no passado as pessoas se tatuavam para se proteger dos males do mundo espiritual e para se identificar com algum deus ou entidade. Já os cristãos que defendem a tatuagem, também usam Levítico 19 para provar que estão certos. Eles dizem que os versos anteriores ao verso 28, também trazem uma série de mandamentos divinos que não são mais obedecidos hoje simplesmente porque eram apenas para aquela época.


O argumento usado é de que o livro de Levítico contém uma série de leis que visavam manter os filhos de Israel saudáveis e puros diante de Deus. Como as tatuagens naqueles dias eram extremamente perigosas e poderiam resultar em ferimentos, doenças, e até mortes, os que são a favor dizem que a tatuagem hoje é perfeitamente permissível por ser uma prática totalmente segura.


Além disso, muitos dizem usar a tatuagem como meio de evangelizar, tatuando em si mesmos símbolos cristãos e até versos bíblicos.Eu penso que é preciso analisar os dois lados da moeda e chegar a uma conclusão que não traga confusão nem escândalo.


Por isso, é preciso levar em consideração os seguintes argumentos:


1- Nunca faça uma tatuagem contra a vontade de seus pais ou líderes espirituais.


2- Lembre-se que a tatuagem é permanente e que não haverá lugar para arrependimentos. Mesmo as tatuagens passageiras podem trazer transtornos.

3- Pergunte-se: Qual a motivação para eu me tatuar?


É para a glória de Deus ou para aparecer, ficar na moda, ou mesmo porque meus amigos fizeram?


4- Pergunte-se também: Qual mensagem estou tentando transmitir para as pessoas ao me tatuar?

Qual o propósito da minha tatuagem?


5- Pergunte-se ainda: Será que minha tatuagem vai causar escândalo entre cristãos ou não cristãos? Isso me será proveitoso ou não estou nem ai?


6- A tatuagem amanhã poderá se tornar desagradável para você, a ponto de ser um empecilho em sua vida sentimental ou até mesmo te atrapalhando de conseguir um emprego. Já pensou nisso?


7- Pense assim: Será que não estou somente olhando os argumentos que mais me agradam? Será que muitos já não estão tão certos de suas idéias que já nem querem ouvir o que outros tem a dizer sobre tatuagem?


8- Por fim: você que é contra a tatuagem tem que pensar que poderá estar se privando da tatuagem pelo fato de que realmente o mandamento de Levítico era só para os dias passados.


Já você que é a favor, tem que pensar que sua tatuagem pode realmente ser um pecado e que Deus ainda condena as marcas feitas no corpo.


Eu não tenho tatuagens e decidi que não farei tatuagens em mim, pois prefiro descobrir na eternidade que me privei das tatuagens à toa do que descobrir que pequei fazendo tatuagens. Eu prefiro errar pelo excesso de zelo do que pela falta dele.


Não peço a ninguém que tire tatuagens já existentes, mas incentivo fortemente os cristãos a não se tatuar, porque, na dúvida, prefiro acreditar que Levíticos 19:28 ainda se aplica a hoje. Sinto decepcionar a muitos, mas prefiro isso do que decepcionar a Deus. Tenho outras formas de me marcar, como quando uso camisas com dizeres ou símbolos cristãos, ou quando me identifico com Cristo através das canções que ouço ou mesmo do meu comportamento.


  • O importante é que meu coração foi tatuado com o nome de Jesus, seu sangue marcou e ainda marca toda minha vida, e isso se reflete no meu dia-a-dia. Eu não tenho uma tatuagem em mim dizendo que sou um Louco por Jesus, mas mesmo assim, muitos reconhecem em mim um Jesus Freak. Isso é que importa. Se você precisa de uma tatuagem para te identificar com Jesus, então Ele ainda não te marcou. Jesus é o maior tatuador do mundo, portanto, seja marcado por Ele.

Comentários

Anônimo disse…
No final irmão vc ta do lado dos que condenam a tatoo.Pq vc ñ levantou logo a bandeira.. esse papo de "excesso ou falta de zelo" rsrsrs nada a ver.Agora concordo com "olhar os dois lado da moeda pra q ñ haja confusão nem "escãndalo"" rsrsr...
Eu ñ tenho tatoo mas tô procurando uma pra fazer,tô na pesquisa e vou fazer sabe pq???
1ºpq tô a fim
2ºpq acho bonito
Claro q como cristã tenho q ser inteligente e vou procurar ñ "exagerar",vou fazer algo que acho lindo e aproveiando p falar do meu DEUS.Ele precisa que eu marque meu corpo p falar dele?CLARO Q Ñ!!Tenho certeza q camisa,chapeú ou tatoo ñ fazem diferença é como vc disse "jesus nos tatuou".Glória a Deus!!
Agora sejamos claros ou leviticos é pra ser levado a sério ou ñ...decidam...ñ fiquem em cima do muro.Aproveitando venho reforçar que piercings é algo bem antigo né? leiam lá em genêsis 24:15-48 p entender a história..e reparem bem no versiculo 47 e 48...como DEUS receberia a adoração de alguém q tinha presenteado com algo "pecaminoso" p colocar no "rosto"?pendenteé algo q pendura né?em outra linguagem diz que fou no nariz e ai com ficam??sei lá..q assunto mas chato ne? fiquem na paz!!!rsrsrsr
kamila disse…
Quanto a tatuagem penso ( e posso estar muito errada) que seja um erro de interpretação do versículo citado ( Lv 19:28) lá diz " AOS MORTOS não dareis (...)". Temos que aprender a interpretar textos e analisar o contexto histórico, pois o povo hebreu, apesar de ser povo separado por Deus não estava isolado na História. Analisem que os hebreus haviam acabado de sair do Egito no qual tiveram contado com várias cultura, principalmente a egípcia - acredito que todos já estudaram isso na escola - e alguns desses povos praticavam culto aos mortos e em homenagem a eles tatuavam seus corpos... marcavam e pintavam seus corpos.Sabendo disso podemos entender que Deus queria um povo separado, sem idolatria, puro, por isso ordenou que não tatuasse seus corpos...ou seja, a ordem foi, em outras palavras, se forem para idolatrar os mortos não marquem seus mortos.
E quanto a Piercing, leiam Ez 16:12
lá o profeta escreve com uso de uma analogia como Deus ornou seu povo ( no texto o povo é descrito como uma mulher) dentre todos os adereço o que há???? Um pendente no nariz...
Acho que ao invés de criticar...julgar quem faz uma tatoo ou um põe piercing temos que ter em mente 3 coisas...
Primeiro :não cabe a nós julgar ngm, isso somente Cristo que com seu amor derrama sobre nós seu sangue remidor...quem sou eu pra criticar quem ker q seja!
Segundo , cada um tem uma intimidade diferente com Deus , se a bíblia não condena nem incentiva, então isso é pessoal... será minha intimidade com Deus que irá impedir ou travar meus atos
E uma terceira ...temos antes de tudo como, falei interpretar textos bíblicos.

uffaaa...acabei!!!

E como Paulo falou..."Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas não me deixarei dominar por nenhuma delas." I Co 6:12

analise seus atos sempre!!!
Anônimo disse…
Na real, o certo seria orar pra Deus, e falar pra Ele: Senhor, se for do teu agrado que eu faça uma tatuagem, então fala comigo! Ou, Senhor, se não for do teu agrado, me dê um sinal! Porque afinal, só DEUS pode julgar.
Unknown disse…
enfim a maioria condena sejamos francos,maS como disseram qm podera nos condenar? falta de intedimentos tbm leva a morte espiritual,so buscar conhecimento em coisas q covem e esquecer a vontade de Deus...
enfim qro fazer tatoo mas tenho medo de nao saber realmente se e pecado ou nao... pois naquela epoca,eles marcavam os escravos(em forma de tatoo para indentifica-los)entao vem minha tese,sera q o demonio cegou o seculo de tal forma q os cristoes sentem vontade de fazer o q na epoca era marcaçao de escravo...acredito eu q e uma forma dele nos marcar para o pecado.. ultilizando de artemanhas para nos cegar e dizermos ..nao tem nada a ver isso e normal.. enfim taii minha perguntar seii q nao deii referecias biblicas..mas e pq sou pessimas para decora-los ... e sim qro fazer uma tatoo mas logiko com simbologia crista...
eduardo disse…
Olá, queridos pois para mim é uma honra esta conpartilhando com vcs este tema pois bem sou Pastor e tenho uma tatoo escrito o seguinte:
yeshua Hamashiah o nome dos meus dois filhos eu sei que não sai + mais nem precisa porque esse nome no meu braço nunca + quero tira tambem sei do texto bíblico de Levítico 19:28 + não só tem o v. 28 para cumprir tem + e os outros não valem? p. ex. o v. 13 de uma lida o 16 ai fica compricado o 17 o 11 muita gente esta fazendo isto minha gente dai vai bom se vc não se tatoo espero que tambem não esteja fazendo os outros tambem porque Jesus disse se tropesar em um tropesa em todos abraç...
Anônimo disse…
Não é para se tatuar e fim de papo seus crentes de meia tigela. Crente que é crente de verdade não vive proocurando brecha para ficar às margens da palavra e da vontade de Deus
Anônimo disse…
E isso aí irmão, Deus está procurando homens que tapem as brechas e não que as procurem para passar por elas e viverem em desobediencia. Quando se converterem de verdade perceberão a besteira que estão dizendo e fazendo. Tatuagem não é coisa de home espiritual. É simples isso. Paz.
Gleidson disse…
O pecado nos afasta de Deus,Deus ama o pecador mas abomina o pecado.

Eu tenho tatto e eu procuro obedescer as escrituras de uma forma correta praticando o IDI...
idi e pregai o evangélio...
ficar julgando os outros é bem mais facil do q trabalhar para Deus.
Deus é maravilhoso e se a tatto fosse pecado ele jamais nos deixaria desamparados diante desse assunto,o pecado é muito claro na biblia como matar,roubar,trair e etc...
Quando o irmão do comentario acima diz:"Não é para se tatuar e fim de papo seus crentes de meia tigela.",ele esta julgando e ele esta querendo ser Deus porq ele esta falando q não é para se tatuar se fosse Deus falando em seguida teria uma base biblica.
A palavra de Deus não é axometro.

O pecado afasta-nos de Deus e eu nunca tive tão perto de Deus.

Não ha condenação para aquele q esta em Cristo Jesus....

fikem em paz e vigiem nos signifikados das tatuagens.
marquinhos disse…
Romanos 7:v6 Porém agora estamos livres da lei porque já morremos para aquilo que nos mantinha prisioneiros. Por isso somos LIVRES para servir a Deus não da maneira antiga, obedecendo à lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus.

Deixe que o Espirito Santo dirija a vida de cada um, só ele pode nos dizer o que podemos ou não fazer, o que passa disso é somente ideologias feitas por homens, e que para MIM em particular de nada tem proveito.
Deus abençoe grandimente a vida de todos.
Anônimo disse…
Tatuagem é mais usada hoje em dia pra se aparecer ^^
Sou um cara de 23 anos, todos os meus amigos têm tatuagens, brincos e etc.. Já eu não tenho porque a bíblia diz claramente o que é certo nessa história, e claro, porque eu acho ridículo. Aconselho as pessoas a não fazerem, pense em você lá na frente, já com uns 65 anos e cheio de tatuagens, na minha concepção, ridículo!
Anônimo disse…
Marquinhos disse...
... Romanos 7:v6 Porém agora estamos livres da lei porque já morremos para aquilo que nos mantinha prisioneiros. Por isso somos LIVRES para servir a Deus não da maneira antiga, obedecendo à lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus.

Se é livre por que temos que dar o dízimo? E nem vem dizer que é bíblico pq acabou de dizer que somos livre. E o dízimo não é p/ Deus e sim para o homem. Reflita :DDD
Felix disse…
Olá Kamila,
Como você citou,"todas as coisas me são licitas mas, nem tudo me convém".
Ou seja, "pode ser ate legal, mas se puder evitar....."
Anônimo disse…
Olha..quendo as pessoas vem esse papo de que fazer Tatoo é marcar o corpo pra sempre, que Deus não permite, etc, etc...eu acho engraçado....pq muitas vezes nós deixamos de fazer algo que na minha opnião é uma arte, é agradavel pra quem vê, dá um toque especial e expressa um algo á mais (personalidade, coragem, dterminação) tudo isso eu vejo numa tattoo...sendo que por um acidente podemos perder um dedo,se cortar, queimar...isso sem contar as marcas que muitas vezes carregamos dentro de nós mesmos e que muitas vezes não se apagam...eu não tenho tatoo estou pensando em fazer...porem escolham bem a tatoo e tbem a clinica pq é só dar uma olhada no google imagens "Tatoo Fail" vcs ver]ao que tbem ocorrem muitos absurdos
Unknown disse…
A paz irmãos, tudo bem com todos.?
Quero dizer algo: Eu Chapo em tatuagem gosto muito, realmente é uma arte.
Mas não tenho nenhuma tatoo.
Olha amo vocês vocês em Cristo Jesus e realmente quem sou eu pra julgar.
João 3:17
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.

Dizem muitas outras coisas em levítico 19.
Como não falar do irmão (fofoca)
Respeitar pai e mãe
Fala sobre não pensar somente em si mesmo mas tbm O outro.
Não roube,não engane.
Não maltratada o podre
E nem bajulara o poderoso
Não odiaras o seu irmão
Nem deixara de repreende-lo quando estiver errado.
Não trairas etc.
E fala sobre muitas outras coisas
Como raspa o lado do cabelo.

O ultimo versículo diz:

Guardareis todos os meus estatutos e todas as minhas leis, e os cumprireis. Eu sou o SENHOR.
Unknown disse…
Querem fazer tatoo façam.
Condena vocês?
Não.
Façam.

Mas não vamos usar como disculpa os versículos da bíblia para fazer o que nós temos vontade, se o principal é fazer a vontade de Deus.

Pessoas falam do sábado
Pessoas falam das carnes
Pessoas falam do dízimo

Não acreditamos que a palavra
Ela foi escrita por Deus usando
Homens falhos como nós?

Não importa se tatuado com pearcing e etc.
Você sera usado para transmitir o amor de Deus.

Mas Jesus diz: Mateus 5:17-18
Não penseis que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.18Pois em verdade vos digo: Antes que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará uma só letra ou um só traço da Lei, até que tudo se cumpra.

Compartilhando uma experiencia.
Um certo dia uma pessoa caiu endemoninhada e os demônios foram expulsos desta pessoa
Sim?
Nem todos. o Espirito Santo usou uma pessoa para ir até o local onde estávamos.
Ela usava um piercing no nariz
E o Espirito santo disse para tirar o piercing do nariz desta pessoa
Então quando fomos tirar o piercing
O demônio se manifestou mas uma vez
E só saiu depois que o piercing foi tirado.
Tome cuidado com o que você faz em seu corpo pois coisas como vocês sabem são consagrados a demônios.
Unknown disse…
Já tive piercing antes de conhecer a Jesus agora não tenho mais.
Mas não julgo quem tem pois conheço pessoas que gosta tem e gostam.

Consagrem tudo ao Senhor

nunca tive uma tatoo
Mais acho loko quem tem.
Mas eu acredito que não seja para evangelizar as pessoas.
Mas sim porque você curti a arte.

Pois a melhor forma de evangelismo seja o nosso exemplo como
Cristãos em nosso dia A dia.
E as pessoas verão o brilho do espírito santo de Deus em nós,
E não o brilho da tinta do seu desenho (tatuagem)

Palavra diz: 1 corintios 11:28-32

Examine, pois, o homem a si mesmo, e dessa forma coma do pão e beba do cálice.29Pois quem come e bebe sem ter consciência do corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.

30Por causa disso há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que já morreram.31Mas, se julgássemos a nós mesmos, não seríamos condenados.32Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo.

Se não te faz mal a tatoo o pearcing faça irmão.

Só vamos lembrar que Jesus morreu por mim e por você
Com amor sem limites.
Amo você
Tatuado, os dos pearcing os homosexuais, lésbicas,dos dreads que acho loko tbm, mendigos,usuários de drogas etc.

Pois sou um pecador que só quer servir a Deus enquanto esta nesta terra.
Você e lindo(a) linda do jeito que é.
Mas lembre que você e casa do espirito santo e ele tem ciumes de você.
Veja bem o que você picha ou desenha na parede da igreja do senhor que é você.
Unknown disse…
Veja bem o que você picha ou desenha na parede da igreja do senhor que é você.

Sou cristão ando de skate, curto Rap,Rock com meu senhor
e amo este Jesus que livrou de
Toda mentira de satanás.

Não sou teólogo e não conheço palavras super difíceis e tbm não
posso convencer o homem da mentira do pecado e juizo.

Mas por favor irmãos vamos ler a bíblia e saber qual é vontade de Deus para nós.
Não disse que você não lê.
Porque Deus colocou uma marca em Caim para que ele não fosse morto.
Satanás ira marcar a muitos tbm
Com numero da besta para mata los.


Vocês são especiais como são.
E o senhor Jesus te ama como você ponto.
Porque merecemos... Não.

Efésios 2:8
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;

Somente pela graça somos salvos
Este foi o favor de Jesus por nós
Mesmo nós não merecendo ele morreu por nós.

Se puder não olhe somente os versículos que coloquei mas sim leiam os capitulos inteiros para saber melhor o que diz.

Porque texto sem contexto é pretesto.

Me perdoem se disse algo que ofendeu algum de vocês.
Pois amo todos.

Postagens mais visitadas deste blog

Pode um cristão assistir a filmes de Terror??

Podemos assistir a filmes de Terror?? Regularmente, os grandes estúdios de Hollywood anunciam uma nova mega produção cinematográfica, especialmente dedicada ao terror. Os roteiros são diversificados, abordam histórias de zumbis, maldições milenares, fantasmas, conversas com os mortos e, não raramente, disputas com demônios ou o próprio Satanás. Curiosamente, esse tipo de “entretenimento” chama bastante a atenção dos jovens, principalmente nos Estados Unidos. A lista de grandes sucessos não é pequena e inclui grandes campeões de bilheteria, como “O Sexto Sentido”, “Estigmata”, “O bebê de Rosemary”, “Profecia”, “Fim dos Tempos” e o mais cultuado de todos “O Exorcista”, que chegou a ganhar uma reedição em 2000, sendo o único longa do gênero a ganhar duas estatuetas do Oscar. Na edição de setembro da revista norte-americana Campus Life’s Ignite Your Fate, dedicada ao público jovem, o evangelista Mark Matlock, fundador do Ministério Wisdom Work (planetwisdom.com), que também é dedicado aos