Pular para o conteúdo principal

Piercings evangélicos?



Tornou-se comum andar por aí e deparar com adolescentes, jovens e até adultos usando piercings na barriga, umbigo, orelha, nariz, lábios, sobrancelhas, língua e etc.
Até nas igrejas não é incomum encontrar adolescentes crentes em Cristo que aderiram à moda.

É possível que usem os tais adereços, sem se ter o mínimo de informações a respeito, e com a maior simplicidade de espírito, sem malícia ou maldade, mas isso não tira o perigo que tais modismos representam para a identidade da igreja de Cristo.Ao contrário do que se pensa, a palavra "piercing" não é um neologismo, ou seja, uma palavra nova decorrente de um novo costume, mas é uma velha conhecida Bíblica.

Vem do inglês e tem o sentido de traspassar, perfurar, penetrar. Transcrevo abaixo alguns versículos da Bíblia em inglês, apenas para que se perceba a presença dessa palavra e em que contexto aparecem:A Bíblia de Scofield em inglês, usa a "authorized version", uma respeitada versão da Bíblia e, em Lucas 2:35 diz: "Yea, a sword shall pierce through thy soul also...".

São palavras de Simeão ao segurar o menino Jesus nos braços, quando profetiza a respeito do sofrimento de Maria: Eis que uma espada também traspassará a tua própria alma.Ainda em Apocalipse 1:7, a mesma versão diz: "Behold, he cometh with clouds; and every eye shall him, and they also wich pierced him." (Eis que vem com as nuvens e todo olho verá até aqueles que o traspassaram).Também a New International Version (NVI) usa essa palavra em Apocalipse 1:7, Lucas 2:35 e Zacarias 12:10.

Por que Satanás usaria uma palavra que se refere ao sofrimento de Cristo para nomear um novo modismo mundial?

Parece-me claro que a resposta é que há um simbolismo, uma filosofia, um misticismo, uma idéia oculta no uso do piercing. Há uma filosofia satânica que diz: pelo seu sofrimento você se igualará a Cristo, o sofrimento dele não é único, você também pode ser traspassado, entre para a nossa "tribo".
Assim, mesmo que alguém o use inconscientemente e por simplicidade, não pode negar que seu uso significa uma vontade de ser aceito pela sociedade mundana como um igual a todos, o desejo de atrair atenção para si mesmo, o desejo de seduzir e ser seduzido. Julgue você mesmo: isso convém aos santos?

O piercing na verdade não é algo novo, começou, segundo historiadores, há milhares de anos, quando algumas comunidades e tribos usavam enfeites semelhantes para perfurar o corpo em cerimoniais cheios de misticismo, com significados espirituais, sexuais, e rituais ocultos que incluíam desde pacto de sangue até rituais macabros de sacrifício infantil.Maria Cecília Bahia, estudiosa do assunto, afirma que:"A moda do piercing ganhou força com o movimento hippie dos anos 60 e 70, conquistando jovens adeptos à prática do sadomasoquismo, que viram no adorno uma nova forma de exaltar o corpo e as suas zonas erógenas.

Chegou à Inglaterra com o movimento punk e nos Estado Unidos com o movimento gay nos anos 80 e 90, chamando a atenção de todo o planeta com o casamento entre o primitivo e o moderno." (jornaldapalavra.com.br).

Usava-se para defender uma bandeira, um comportamento, uma opção de vida. Uns defendiam o homossexualismo e viam nas mutilações uma maneira de protestar, outros queriam liberdade sexual, por isso exibiam as zonas sensuais do corpo transpassadas para chamar a atenção para o seu protesto, por isso, perfuravam língua, umbigo, nádegas, boca, coxas e até órgãos genitais. Perceba: isso é mais sério do que se pensa para os princípios cristãos.

Um jovem poderia perguntar: mas qual a diferença entre o brinco que as mulheres usam livremente e o piercing?

  • A primeira diferença está no caráter permanente do piercing, ele não é posto ocasionalmente, para ser tirado todo dia, ou para ser usado apenas em ocasiões específicas. A intenção é que ele fique pra sempre, e passe a fazer "parte do corpo".

  • E esse caráter permanente o transforma em algo mais do que um simples adorno, torna-se um símbolo. Mas símbolo de quê?

É aí que reside o problema. Uma vez posto, ele estará ali permanentemente como forma de identidade, vinculando a pessoa a um certo grupo social.

O uso do piercing identifica o usuário como adepto da tribo da noite, da liberdade sem limites, da exposição do corpo, da rebeldia, da independência.
Isso representa uma dificuldade para o cristão, o qual não deve amar o mundo (I João 2:5), deve aborrecer o mal e apegar-se ao bem (Romanos 12:9) e não se conformar com esse século (Romanos 12:1), e é advertido a não usar da liberdade para dar ocasião à carne (Gálatas 5:13).

O servo de Abraão colocou um pendente no nariz de Rebeca quando encontrou-a para noiva de Isaque (Gênesis 24:47); e o escravo hebreu que não quisesse sair livre por amar o seu senhor e sua família, tinha a orelha furada com uma sovela, como sinal de que o serviria por amor, para sempre (Êxodo 21:6).
Nesses dois casos não era um enfeite provisório, como o brinco, era algo permanente, um símbolo de entrega pessoal a uma causa, representando um pacto, o que é bem mais abrangente e sério do que uma moda passageira.Outro problema é a inexistência de distinção entre os sexos.
  • O piercing é usado por homens e mulheres indistintamente.

Não deveriam ser diferentes? Certamente que sim. Mas não há diferença. E essa conotação é preocupante, pois é contrária aos padrões estabelecidos pelo Criador, o qual criou homem e mulher.Diante dessas informações, podemos tecer algumas considerações finais:Em primeiro lugar, dizemos aos adolescentes e jovens que a verdadeira beleza não está ligada ao adorno externo, conforme ensina I Pedro 3:3-4, mas está vinculado ao quilate espiritual da pessoa, que é de grande valor diante de Deus.

Também afirmamos que um cristão não pode, mesmo que inconscientemente, divulgar a filosofia de Satanás, adotando qualquer modismo, sem averiguar os prós e os contras que tais usos envolvem.Ainda apelamos para o fato de que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, e que
"fostes comprados por preço, agora pois, glorificai a Deus no vosso corpo (I Coríntios 6:19-20).
Finalmente, esclarecemos que haverá irmãos que pensam de forma diferente acerca desse assunto, provai todas as coisas e retende o que é bom.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor, é pecado se tatuar?

Pastor, é pecado se tatuar? Existem cristãos que defendem que sim e que não. Os que dizem que é pecado se tatuar, baseiam-se no texto bíblico de Levítico 19:28 para comprovar seu argumento. Lá diz: "Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor."Os contrários à tatuagem simplesmente dizem que a bíblia deve ser obedecida e que a tatuagem é um modismo pecaminoso e contrário à vontade de Deus. Eles também lembram que no passado as pessoas se tatuavam para se proteger dos males do mundo espiritual e para se identificar com algum deus ou entidade. Já os cristãos que defendem a tatuagem, também usam Levítico 19 para provar que estão certos. Eles dizem que os versos anteriores ao verso 28, também trazem uma série de mandamentos divinos que não são mais obedecidos hoje simplesmente porque eram apenas para aquela época. O argumento usado é de que o livro de Levítico contém uma série de leis que visavam manter os filhos de Israel saudáveis

Pode um cristão assistir a filmes de Terror??

Podemos assistir a filmes de Terror?? Regularmente, os grandes estúdios de Hollywood anunciam uma nova mega produção cinematográfica, especialmente dedicada ao terror. Os roteiros são diversificados, abordam histórias de zumbis, maldições milenares, fantasmas, conversas com os mortos e, não raramente, disputas com demônios ou o próprio Satanás. Curiosamente, esse tipo de “entretenimento” chama bastante a atenção dos jovens, principalmente nos Estados Unidos. A lista de grandes sucessos não é pequena e inclui grandes campeões de bilheteria, como “O Sexto Sentido”, “Estigmata”, “O bebê de Rosemary”, “Profecia”, “Fim dos Tempos” e o mais cultuado de todos “O Exorcista”, que chegou a ganhar uma reedição em 2000, sendo o único longa do gênero a ganhar duas estatuetas do Oscar. Na edição de setembro da revista norte-americana Campus Life’s Ignite Your Fate, dedicada ao público jovem, o evangelista Mark Matlock, fundador do Ministério Wisdom Work (planetwisdom.com), que também é dedicado aos